domingo, 2 de maio de 2010

Dia do TRABALHADOR


Eu me lembro quando era coordenador do GEAPOL, Grupo de Estudos e Atuação Política ligado à Igreja Católica, e juntos com a CUT, outros sindicatos e entidades classistas, organizávamos o Ato de 1o de maio em reflexão ao Dia do Trabalhador na cidade de Rio Preto.
Fico triste em ver que em nossa cidade, as coisas deram uma esfriada neste sentido. Fazíamos sempre diferente do que as entidades das grandes cidades. Estas, já na época, lançavam mão de artistas de peso e sorteios (como fazem até hoje) para reunir gente em praça pública. Ali, políticos e sindicalistas apenas usam um belo e recheado palanque para seus discursos. Pouca reflexão e quase nenhuma consciência.
Nós, ao contrário, em primeiro lugar incentivávamos que cada trabalhador presente se manifestasse com seus próprios dotes artísticos. As atrações eram os próprios e nossos discursos sempre abraçavam um tema específico de reflexão e postura política bastante ética.
Nunca permitimos o uso "eleitoral" do ato, embora não faltássem tentativas de gente que acabava aparecendo com esta finalidade.
Tenho saudades de meus camaradas e da contundência com a qual nós militávamos. Espero retomar estas questões e reencontrar esta gente. Já vi que se um ou outro passam a cuidar de suas próprias vidas, fica realmente uma grande lacuna na manifestação popular e quem tem o mínimo de consciência, não pode permitir que isto aconteça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por contribuir com sua opinião. Nossos apontamentos só tem razão de existir se outros puderem participar.

FEDERAÇÃO

  Diferente, até para os mais experientes militantes da política, o modelo da Federação Partidária, aprovado pelo Congresso em 2021, autoriz...