sexta-feira, 5 de março de 2010

Mentalidade "marginalizante"


Um comentário, dia desses na Interativa FM de São José do Rio Preto, me chamou bastante a atenção.
Pena que não guardei o nome do autor daquele texto, que lido, convidou-me a uma reflexão bastante interessante sobre o caso dos “seguranças” que espancaram o ambulante na Rodoviária da cidade.
Tem tudo a ver com o espírito de “higiene” social apregoado por alguns setores e governantes da nossa sociedade. Nós é que não nos damos conta disso.
Em São Paulo, o prefeito “quase” cassado Kassab, mandou molhar os colchões de indigentes e andarilhos, após limitar e fechar alguns albergues na cidade.
O governador, pré-candidato à presidência da República, manda instalar sob as marquises de alguns prédios públicos, instrumentos impeditivos para que os “sem teto” pernoitem sob elas.
Enquanto isso, cadeias e presídios de todo o país, numa justiça bem mais rápida que a que acabou de condenar o casal Garotinho e Rosinha, se enchem com pessoas pobres.
O que os seguranças fizeram, foi, do seu modo, reproduzir este comportamento excludente e marginalizante, que tira das ruas quem não contribui para o “MERCADO”. Afinal, este é o grande imperativo do capitalismo. E quem dele não participa, evidentemente, o prejudica.
Já ouvi histórias assim no passado... “Se os pobres, favelados, andarilhos, atrapalham... tire-os de lá”. Me parece que esta prática está de volta e agora, impregnando até mesmo parte da população.

Um comentário:

  1. É óbvio que nada justifica o procedimento que o seguranças tiveram, e que foi providencial a sua demissão por não estarem preparados para resolver tal situação, porém, foi noticiado que o rapaz que apanhou é useiro e vezeeiro na arte de colocar sua esposa e filhas para mendigar enquanto ele fica vendo televisão. Há erro das duas partes, mas a intensidade maior do erro foi dos seguranças; que estão lá para assegurar o bem estar dos comerciantes e transeunts, e seus atos ultrapassaram os limites do que lhes compete fazer.

    ResponderExcluir

Obrigado por contribuir com sua opinião. Nossos apontamentos só tem razão de existir se outros puderem participar.

Ser uma nova versão.

Muitas vezes eu me ponho a aconselhar pessoas.   Desde os filhos, companheira, amigos e até quem não pede conselho algum. Feio isso, né? A...