quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Governo Municipal


Vou gastar um pouco das pontas dos dedos para digitar sobre nossa atual "administração municipal". Me refiro evidentemente a Rio Preto, cidade onde nasci e teoricamente, atuo profissionalmente.
Começo questionando a instalação das catracas "de contenção" instaladas no térreo do paço municipal. Se primeiro analiso o objetivo, fico pensando qual será o próximo passo: instalar nos postos de saúde, nas secretarias... Puxa, que moderno! Seria uma boa se o objetivo fosse o de controlar o horário dos servidores, sobretudo dos detentores de cargos em comissão. Ah, eu me lembro como era no meu tempo... Qual é o real objetivo deste equipamento? O esclarecimento ficou meio vazio para mim e olha que sou a favor de tecnologia, controle, avanços enfim. Mas faz tanto tempo que não adentro ao prédio na Andaló que nem imagino como esteja hoje o "fluxo" de populares. Já saiu uma porção de serviços dali.
E o servidor, que pensa? Bem dando um panorama geral sobre sua visão da administração, dia desses, um de meus amigos que opera num dos departamentos da prefeitura "lascou" uma frase legal: "Votou 40, agora aguenta". Segundo ele, muitos de seus colegas ficaram satisfeitos no dia da eleição assim que souberam do resultado das urnas, mas logo a seguir passaram a usar esta brincadeira (o "slogan") o tempo todo nos corredores das repartições municipais. De minha parte eu recomendo calma já que apenas se passaram alguns meses do início do mandato. Se já estão bravos...
Triste mesmo estou com algumas questões que, pelo menos aparentemente estão abandonadas: O que terá virado da atuação de alguns Conselhos (Afro, Ambulantes, Direitos Humanos), do Fórum de Associações, da Comissão pela Regularização dos Loteamentos Irregulares, do Movimento Servidor Solidário e outros importantes grupos?
Gente, eram tantas as questões discutidas no passado e agora tão silentes, quietinhas. Enquanto partícipe da Secretaria de Governo, não havia um só dia que não estávamos diante de um assunto sério, de uma situação valiosa e importante para a municipalidade. Sem desmerecer ninguém, só queria saber "a quantas anda tudo isso" ou então, entender que realmente não sobrou nada.
Peço desculpas se estiver sendo leviano, mas é que vejo tudo a partir da minha ótica de ex-membro do governo (do primeiro mandato, fique registrado), quando entrava as 7h e saía às 17h30 se não houvesse reuniões posteriores ao horário. Reunia-me com diversos munícipes que não precisavam de controle para entrar no prédio e convivia com uma imensidão de excelentes servidores, solidários e atuantes.
Agora, antigos companheiros não me dão notícias... Deve ser porque perdemos, como se diz por aí... "a liga".

Um comentário:

  1. Prezado Carlinho

    O questionamento é um ato saudável do processo democrático, afinal quem governa ou desgoverna usa o nosso dinheiro e a inteligência pra dizer a todo o momento "fui eleito", e assim abuso da nossa boa vontade.Assim como você já faz um bom tempo que não entro no prédio. As últimas vez que fui na Andaló fui para a posse dos Conselheiros do Orçamento Participativo, e numa micro palestra juntamente com o Flavio Pereira(Conselho Afro) portanto em novembro último pra tratar de assuntos sobre a cultura afro no aspecto religioso. E tinhamos apenas os militantes já conhecidos, nenhuma autoridades ou pessoas que desejassem debater.
    Hoje estou fora do Conselho afro, mas abeerto, para discussão, as demandas são enormes, por isto é sempre saudavel poder ler teus escritos.Um forte abraço.
    Manoel Messias Pereira

    ResponderExcluir

Obrigado por contribuir com sua opinião. Nossos apontamentos só tem razão de existir se outros puderem participar.

FEDERAÇÃO

  Diferente, até para os mais experientes militantes da política, o modelo da Federação Partidária, aprovado pelo Congresso em 2021, autoriz...