segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Crimes de Guerra e o Holocausto Sul-Americano


Eu hoje fiz duras críticas a um maçom, que concedeu uma entrevista na qual elogiou, dentre outros, Duque de Caxias como membro da Maçonaria... Quero justificar-me porquê o fiz e demonstro abaixo em texto excluído do site: Holocausto Sul-Americano apenas para dar um exemplo.
Duque de Caxias... Luis Alves de Lima e Silva... Patrono do Exército Brasileiro...
Leia você mesmo...


Por
Márcio Cerdeira Beck

Na Guerra do Paraguai os chamados "crimes contra a humanidade" repetiram-se com freqüência. E não foram poucos.

O primeiro, não em ordem de gravidade, mas de cronologia, foi o de tratamento desumano aos prisioneiros, registrado em ambos os lados.

Outra prática, esta exclusiva dos aliados, era a incorporação forçada de prisioneiros paraguaios em suas tropas, obrigando-os a lutar contra sua própria pátria. Os que se recusavam eram, freqüentemente, vendidos como escravos.

O general Bartolomé Mitre, primeiro comandante das forças aliadas, queïxou-se de que, em setembro de 1865 - após a rendição das tropas paraguaias do general Estigarribia, que ocupavam Uruguaiana - a cavalaria brasileira havia arrebatado aos argentinos cerca de mil prisioneiros para vendê-los, posteriormente, como escravos para os estancieiros gaúchos. No decorrer do conflito a venda de prisioneiros para serem escravizados tornou-se um próspero comércio, incluindo eventualmente também civis de ambos os sexos.

O suíço Ulrich Lopacher - ele próprio forçado a lutar no exército argentino - testemunhou, no final do prolongado cerco aliado à fortaleza de Humaitá, o encontro dramático entre compatriotas que combatiam em lados apostos. Uma mulher, em uniforme de sargento da artilharia, destacou-se do grupo de paraguaios rendidos, precipitando-se entre os inimigos para abraçar, chorando, um deles. Era o seu marido, também paraguaio, que tornara-se "prisioneiro-soldado" das tropas da Tríplice Aliança.

A incorporação forçada não se limitava aos prisioneiros, atingindo também cidadãos dos próprios países. No Brasil a prática era adotada para a formação de batalhões militares quando o recrutamento dos "Voluntários da Pátria" se revelava insuficiente. A caça de "voluntários" pelo exército foi inclusive satirizada por caricaturistas de revistas da época.

Na Argentina, onde a guerra era inteiramente impopular, o recrutamento forçado de jovens chegava ao ponto de mantê-los acorrentados uns aos outros para conduzi-los aos acampamentos militares. No Uruguai, a arregimentação de novos contingentes chegava a despovoar vilas inteiras. Segundo diplomatas estrangeiros, a população masculina fugia para o interior, refugiando-se nas matas e montanhas, para não ser incorporada ao exército.

Em conseqüência, as deserções e os motins entre as tropas da Tríplice Aliança eram freqüentes. Só na Argentina ocorreram cerca de uma centena de rebeliões internas durante o período da Guerra do Paraguai, não só em virtude de rivalidades entre as Províncias mas também pela resistência à convocação obrigatória.

O governo argentino também patrocinava a formação de uma "Legião Paraguaia", constituída por exilados inimigos de López e da "Legião Militar", formada por mercenários estrangeiros, contratados na Europa. Também imigrantes, como Lopacher, que viajavam para Buenos Aires com a promessa de que receberiam terras como colonos, ainda a bordo descobriam que seriam obrigados a ir para a guerra.

A utilização de estrangeiros no exército paraguaio também ocorria, embora com menor freqüência. Em geral eram militares profissionais em seus países de origem que haviam sido contratados por Solano López para atuarem como conselheiros e instrutores das forças paraguaias antes do conflito. Alguns, como o coronel britânico George Thompson, tornaram-se importantes chefes militares durante a guerra, participando diretamente nos combates. Outros foram repatriados, juntamente com dezenas de técnicos civis europeus, quando a luta entre a Tríplice Aliança e o Paraguai chegou ao território guarani. Por três vezes os navios da Marinha Real tiveram permissão de ultrapassara bloqueio da esquadra brasileira para retirar mais de duas centenas de cidadãos britânicos e outros europeus e suas famílias.

Muitos crimes de guerra permaneceram ignorados, até pela falta de sobreviventes para denunciá-los. Outros foram denunciados mas permaneceram impunes e voltaram a ser repetidos. O jornal londrino "The Evening Star" publicou denúncia de seu correspondente em Montevidéu relatando que as tropas uruguaias do general Venâncio Flores haviam degolado, no início da guerra, 1.400 prisioneiros paraguaios, abandonando os corpos insepultos no campo onde travara antes a batalha. Detalhe hediondo: todas as vítimas tinham as mãos atadas às costas.

Idêntica atrocidade seria cometida depois pelos brasileiros, em agosto de 1869, na fase final da guerra. Na luta pela posse de Peribebuy - que fora transformada em quartel general de Solano López após a queda de Assunção - todos os paraguaios capturados foram igualmente degolados, inclusive seu comandante, o general Pedro Pablo Caballero.

O massacre foi ordenado pelo conde d’Eu, Gaston d’Orleans, em represália à resistência dos paraguaios que resultara na morte de elevado número de brasileiros, entre ele o general Mena Barreto. Não satisfeito, o genro de Dom Pedro II mandou incendiar, em seguida, o hospital da localidade, cujas janelas e saídas haviam sido previamente bloqueadas, mantendo em seu interior os feridos e enfermos, entre eles muitos idosos e crianças.

Para não deixar sobreviventes, o conde d’Eu ordenou aos soldados que cercavam o prédio incendiado para que empurrassem de volta às chamas, a golpes de lanças e baionetas, os que tentavam escapar.

Novo e brutal extermínio ocorreu apenas quatro dias depois do massacre de Peribebuy, na batalha de Acosta Nu, em que 20 mil soldados aliados lutaram contra apenas 500 veteranos paraguaios, comandados pelo general Bernardino Caballero, e 3.500 crianças, cujas idades eram inferiores a dez anos.

Sem distinguir adultos ou crianças, a matança incluiu também, mulheres que lutavam ao lado de seus filhos e companheiros, não poupando nem mesmo aquelas que, desarmadas, tentavam socorrer os feridos ou resgatar corpos. Estas últimas tinham presenciado a luta desigual ocultas no matagal que cercava o campo onde se travava a batalha. Quando, após muitas horas, os combates cessaram, Gaston d’Orleans mandou que o matagal fosse incendiado, matando as mulheres e os feridos.


Episódio semelhante em crueldade já ocorrera, em dezembro de 1868, no término da batalha de Avaí, em que perderam a vida 3 mil brasileiros e o general Osório teve o maxilar destroçado por um tiro. Como vingança, lanceiros da cavalaria brasileira atacaram mulheres indefesas que socorriam os feridos paraguaios.

Chamadas de residentas, porque acompanhavam, na retaguarda, os deslocamentos das tropas em que serviam os seus maridos, companheiros ou parentes próximos, as mulheres foram mortas pelos lanceiros e pisoteadas pelos cavalos. Além dos crimes de guerra cometidos em decorrência de confrontos militares, há também registros de violências específicas contra populações civis: agressões físicas, torturas, abusos sexuais, saques de propriedades, confiscos e roubos de gado e, principalmente, prisões em massa.

Consta que os aliados teriam promovido a contaminação proposital de rios da região do conflito, jogando em suas águas cadáveres de vítimas do cólera. Em despacho privado ao imperador Pedro II, datado de 18 de novembro de 1867, atribuído ao marechal Luiz Alves de Lima e Silva, na época ainda marquês de Caxias, a prática desta espécie de guerra bacteriológica primitiva teria sido admitida como uma estratégia "para levar contágio às populações ribeirinhas". O general Bartolomé Mitre teria não só aprovado a medida como o exército argentino, sob o seu comando, praticaria uma variação igualmente mórbida: a de enviar para as linhas de frente soldados portadores de varíola. Embora sem condições de combater, os militares doentes, ao serem capturados, disseminariam a moléstia entre os inimigos.

Dentre a verdadeira barbárie, constituída pelos inúmeros crimes de guerra, os mais graves e hediondos foram cometidos pela Tríplice Aliança. O Paraguai também merece ser condenado, principalmente pelo sacrifício inútil dos batalhões de "niños combatientes", formados por crianças ainda na infância ou, no máximo, na pré-adolescência.

Porém ninguém conseguiu exceder o sadismo com que o conde d’Eu conduziu as forças brasileiras, em substituição a Caxias, na fase final da guerra. Em menos de um ano de comando - de 15 de abril de 1869 até a morte de Solano López, em 1° de março de 1870 - o marido de Princesa Isabel colocou seu nome entre os maiores e mais impiedosos criminosos de guerra de todos os tempos.

Além das matanças que promoveu, o príncipe francês empenhou-se em arrasar materialmente o país vencido. Apenas dois meses depois de assumir o comando das tropas, mandou a artilharia bombardear a Fundição de Ibycui e fuzilou os paraguaios que haviam sobrevivido ao ataque, inclusive o seu comandante. As máquinas e equipamentos que ainda restavam, e poderiam ser recuperadas, foram destruídas meticulosomente pelos soldados brasileiros orientados por um oficial engenheiro. Para completar, foram dinamitadas as comportas da represa da usina que fornecia energia para a siderúrgica, causando a inundação do vale onde fora construída Ibycui e submergindo os seus destroços.

Para vencer o Paraguai não bastava o holocausto de sua população. Era preciso também destruí-lo materialmente. Tudo o que simbolizasse o seu progresso e independência teria de ser transformado em ruínas.

E assim foi feito.

5 comentários:

  1. Prezado Carlos Alexandre

    Quando falam de guerra é sempre estabelecido que há violações e crimes de todas as ordens.Na guerra do Paraguai. Slona esperava obter apoio dos blancos no Uruguai e dogneral Urquiza, na província Argentina entre rios. Em 1865 Solano ordenou a divisão das forças, que passaram a atacar simultaneamente o norte e o sul. Foi quando os brasileiros, argentinos partidários de Mitre e colorados de Flores assinaram a Tríplice Aliança contra Solano Lopes.E assim arrebentaram Solano Lopes, acabaram com suas industria, com os homens, e fizeram do Paraguai, uma nção de joelho.O que sei de Caxias, é que segundo Schiavenatto, numa palestra feita quando eu estava na Faculdade, é que ele deixou de matar crianças e fugiu do exercito, inclusive levando alguns cavalos, e foi chamado de ladrão de cavalo.No livro que anunciava no meu Blog, sobre a História da Guerra era contada sob a visão paraguai, foi um livro que o Roosevelt, trouxe-me quando esteve lá acompanhando um jogo do Palmaeira.

    Manoel Messias Pereira

    ResponderExcluir
  2. Muito bom trabalho , Sr. Marcio Cerdeira. Meus parabéns, é necessário difundir a barbárie cometido pelos aliados numa guerra desigual, e abrir os olhos da juventude para que conheçam a historia; não só do Brasil mas de toda america do Sul.

    ResponderExcluir
  3. Gente, será que dá para deixar de lado a ideologia política,e esquecer um pouco o Chiavenatto, - sem s,- ? até mesmo, Aldo Rabelo, comunista confesso,e historiadores de esquerda, não lhe dão o mínimo crédito,- e sou socialista moderado- !!; sr" anônimo", nesta guerra, a qual não esperávamos, queríamos,e, não começamos, a barbárie foi "generalizada", muitos historiadores paraguaios a confirmam, volto a insistir, leiam o livro "Maldita Guerra" de Francisco Doratioto,não é o livro da verdade incontestável, mas, pelo menos o que ele escreveu, tem coerência,e é comprovado documentalmente !!

    ResponderExcluir
  4. como brasileiro tenho vergonha desse genocida conhecido como duque de caxias

    ResponderExcluir
  5. Sr. anônimo, não foi uma guerra desigual,o Paraguai, na época possuia um exército maior que os exércitos da Argentina Brasil e Uruguai juntos! e Solano Lopez foi o agressor e, o maior genocida do seu próprio povo !! O sr. Márcio Cerdeira Beck, escreveu seu artigo, baseado no livreco do contador de estórias,chamado Júlio Chiavenatto,! !

    ResponderExcluir

Obrigado por contribuir com sua opinião. Nossos apontamentos só tem razão de existir se outros puderem participar.

Ser uma nova versão.

Muitas vezes eu me ponho a aconselhar pessoas.   Desde os filhos, companheira, amigos e até quem não pede conselho algum. Feio isso, né? A...