quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Câmaras Municipais


Nesta semana me peguei preocupado com uma questão muito interessante. Recebi a prestação de contas da Câmara Municipal de uma pequena cidade para analisar.
Avaliei o trabalho dos vereadores, se é que se pode chamar de trabalho. Um mínimo de requerimentos, indicações menos ainda e projetos, quando tinham, eram sobre nomenclatura de logradouros e praças.
Sem dúvidas eu fico pensando se a população entende estas coisas, pois qualquer pessoa que receber uma explicação mínima do que tudo isso significa, ficará indignada.
Não tem cabimento um cara trabalhar em uma câmara na qualidade de vereador e não produzir uma lei relevante, não atuar com vetos e uma fiscalização contundente perante o executivo.
No caso desta cidade avaliada por mim, não posso ficar quieto e a Câmara vai ter que aguentar minhas ações daqui por diante. Contrariando amigos e até prejudicando alguns, terei que tomar atitudes do gênero reunir algumas pessoas, discutir sobre isso etc.
Não aceito que se utilize o parlamento como braço do executivo, tampouco que se receba salário sem oferecer o equivalente em produção.
É pra mim o mais nobre dos poderes de uma república e começa nas cidades.
Fico pensando... será que na maioria das cidades pequenas é assim que funciona (ou não funciona)? Vou começar a buscar informações do gênero.
Se você souber alguma coisa, me conte...
Acho um pecado receber um material gráfico de prestação de contas que deu mais trabalho em ser produzido do que o trabalho realizado por alguns de seus listados.

Um comentário:

  1. Caro Carlos Alexandre

    A questão que na grande maioria destes famigerados vereadores, eles não entendem porwue ocupam o parlamento ou quando não acreditam que é pra avaliar o que o prefeito faz. Ele não tem a formação de que os poderes são constituidos, harmoniosos, independentes e distintos entre si. Falta formação e este é o X da questão.

    ResponderExcluir

Obrigado por contribuir com sua opinião. Nossos apontamentos só tem razão de existir se outros puderem participar.

FEDERAÇÃO

  Diferente, até para os mais experientes militantes da política, o modelo da Federação Partidária, aprovado pelo Congresso em 2021, autoriz...