sábado, 7 de novembro de 2009

Por que blogs?


Bastante comprometida com alguns setores econômicos ou mesmo com governos, parte de nossa imprensa nem sempre exerce sua responsável tarefa de bem informar e botar "às claras" certas situações.
Como sempre estive envolvido em política, pude e posso constatar isso ao ver determinados homens públicos "bravos" e honestos, buscando trabalhar em prol da população e por isso serem desprezados pelos jornais.
Se estiverem contrários a determinadas empresas, atitudes do governo ou envolvidos em assuntos que atinja grandes patrocinadores dos jornais e TV, seu trabalho ficará sempre diminuído, quase imperceptível. Em suma, passará em branco.
Por coisas como essas, ainda que em determinados níveis diferentes, foram criados os blogs. Mais perto da verdade por estarem descomprometidos ou não terem "rabo preso", trazem alguns fatos de forma mais completa apesar da simplicidade e tamanho reduzido de sua redação.
Dou um exemplo atual desse "descompromisso" da imprensa em criar debate importante. A Prefeitura de Rio Preto está mandando para a Câmara um projeto que deverá ser aprovado sem maiores problemas. E está claro que o assunto pede atenção e mesmo assim nossa imprensa não deve fazer o "barulho" que seria oportuno.
Trata-se da concessão por mais 10 anos do serviço público de transporte coletivo urbano que deveria ser acompanhado pela população de forma participativa, coisa que alguns pouquíssimos vereadores, com certeza tentarão fazer, mas não receberão o respaldo que precisam até serem engolidos pelo bloco fechado de apoiadores incondicionais do prefeito.
Tenho me surpreendido com alguns "homens de fé", "homens de ideal" que passam por cima de antigos discursos, desprezando o debate e simplesmente trocando favores. Penso que esteja faltando a presença de certos grupos como o combativo GEAPOL que não deixava barato um ato de incoerência, cobrando nas Igrejas e missas ao vivo e em público a postura de seus "representados". Será que vamos ter que recriá-lo?
No entanto, quero destacar o trabalho de pelo menos dois vereadores: Marco Rillo e Pedro Roberto, que ultimamente têm sido engolidos pelo bloco de "governistas", mas cujo discurso e postura não mudam. Ao destacar dois, não excluo outros que mantém postura crítica. Mas é preciso procurar com lupa, ao passo que o trabalho do Marco e do Pedro, são visíveis a quem acompanhe de perto.
Convido, portanto, aos amigos e visitantes a assistir às sessões da Câmara às terças-feiras pelo rádio FM 160,7. Sem cortes ou edições, dá pra ter uma idéia melhor do que fazem estes senhores tão bem pagos para cuidarem do que é de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por contribuir com sua opinião. Nossos apontamentos só tem razão de existir se outros puderem participar.

FEDERAÇÃO

  Diferente, até para os mais experientes militantes da política, o modelo da Federação Partidária, aprovado pelo Congresso em 2021, autoriz...