segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Tributos


Matéria desta semana da revista Exame traz a informação de que do início deste ano até o último dia 14 de setembro, a legislação tributária sofrera 742 alterações. Isso mesmo... Estamos falando só do Brasil. Existem cerca de 5 mil normas regulamentando os 79 tributos existentes no país. Já pensou estas alterações sendo assimiladas, organizadas, processadas etc. pelo fisco e pelo próprio contribuinte via contadores e administradores? E o cidadão comum que tem um pequeno negócio e acaba tendo que aprender sozinho?
Minha história, como empresário nos ramos educacional e securitário, acabou gerando uma vida de muitas dores de cabeça por conta disso. Alguns de meus maiores problemas estiveram relacionados a tributos.
Até quando quem investe o pouco que possui na geração de empregos, no giro do capital e em atividades econômicas arcará com esta falta de incentivos e facilidades com que o Brasil trata sua gente?

Um comentário:

  1. Se nós tivessemos todos os tributos, mas a certeza de que estariamos beneficiando com um Estado agil, competente, em oferecer aos seus filhos, todos os benefícios necessários com certeza tudo estaria bem, mas como você diz, a gente sofre com tudo isto.Os tributos são armadilhas, e o Estado, é o grande Satã. E é assim mesmo.

    ResponderExcluir

Obrigado por contribuir com sua opinião. Nossos apontamentos só tem razão de existir se outros puderem participar.

FEDERAÇÃO

  Diferente, até para os mais experientes militantes da política, o modelo da Federação Partidária, aprovado pelo Congresso em 2021, autoriz...