quarta-feira, 19 de agosto de 2009

GEAPOL - GRUPO DE ESTUDOS E AÇÃO POLÍTICA


Quero a partir de hoje, lançar no blog um novo convite.
Vou pegar antigas opiniões manifestadas por mim nos jornais da cidade e trazê-las à discussão novamente. Espero receber alguns "feedbacks".
Fatos ou situações que acabaram não sendo concluídas ou que pelo menos não surtiram nenhum interesse de momento.
No meio de algumas, está a velha discussão sobre o parlamentarismo, por exemplo. Em tempos que se discute a inutilidade do Senado, dá panos pra manga.
Outra discussão interessante versa sobre os Loteamentos Irregulares na cidade de Rio Preto. Ocupei-me diversas vezes em apresentar opiniões sobre o tema.
As mais valiosas, tratam das atuações do GEAPOL, um grupo de estudos e ação política ligado à Igreja Católica e nascido a partir da proposta da Campanha da Fraternidade cujo tema fora Fé e Política.
Deste trabalho, nasceram atitudes como as Semanas Sociais Brasileiras (anuais e trazendo debates profundos para a sociedade riopretense e outras cidades assistidas pela Diocese), o Grito dos Excluídos (protesto manifestado durante os desfiles de 7 de setembro) e os Comitês anti-corrupção, mais tarde abraçados diretamente pela Diocese.
O Grupo era formado por profissionais liberais, donas de casa, professores e estudantes que encontravam luz em suas reflexões e conseguiam levantar a voz.
Promotor de alguns debates interessantes no processo eleitoral municipal, o grupo trouxe transparência e claridade nas propostas dos candidatos de então.
Na sua pequena sala na paróquia de Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento do Monte Serrat (Maceno), nasceram pequenas células de formação política interessantes. Dali surgiu por meio de aglutinação com entidades de bairro, a antiga Amigos de Rio Preto, a Universidade Aberta ligada ao IBILCE/UNESP e outros movimentos.
O GEAPOL era acompanhado de perto pelos padres Valdecir Dezidério, Jarbas Dutra e pelo próprio Bispo Dom Orani.
Que saudades do GEAPOL! Velhos tempos.

2 comentários:

  1. Bom dia meu irmão!!!!

    Acho que é chegada a hora de voltarmos a camiada, pois, somos testemunhas de muitas coisas boas que aconteceram nesta cidade e neste Brasil fruto de militantes de um novo mundo como estes que tiveram a honra de partcipar do GEAPOL, nossa cidade precisa de nossa ação novamente, e a geração dos nossos filhos precisam testemunhar algo novo para o nosso Brasil.
    É chegada a hora, temos que começar.....

    Estou nessa e granda abraço meu irmão..

    ResponderExcluir
  2. Conheço um pouco da importante trajetória do GEAPOL e lamento seu fim, mas uma pergunta não quer calar: Por quê os militantes desse antigo movimento ainda não estão envolvidos no Movimento Popular #vergonhariopreto, que nasceu da indignação com a atual postura (ou falta dela) na política na cidade e é, no momento, o único movimento que representa a vontade da população? Vamos esperar que sejam aumentadas as cadeiras na Câmara, de 17 pra 21 ou 23 não representantes caros e omissos?

    ResponderExcluir

Obrigado por contribuir com sua opinião. Nossos apontamentos só tem razão de existir se outros puderem participar.

Ser uma nova versão.

Muitas vezes eu me ponho a aconselhar pessoas.   Desde os filhos, companheira, amigos e até quem não pede conselho algum. Feio isso, né? A...