quarta-feira, 13 de maio de 2009

REFORMA POLÍTICA


Artigo de autoria do amigo Nelson Seixas, Ex-Deputado Federal.

Claro que necessitamos de reformas politico-eleitorais, para tentar mudar a atuação dos nossos parlamtentos. São muitas medidas, que deveriam ser tomadas, como pensa um sonhador como eu.
Eis que o Congresso vem de cogitar do assunto, mas apresentando duas propostas que, a meu ver, tenderiam a piorar e não melhorar o sistema democrático: lista fechada e financiamento público das candidaturas. A lista fechada nos afasta ainda mais dos políticos, colocando nas mãos dos partidos, muitos de aluguel, a decisão dos eleitos, e, se ainda fosse num regime parlamentarista, vá lá.
O financiamento, num país em que pessoas se candidatam apenas para gozarem de licenças nos serviços, parece uma passa moleque.
Pensemos em outras alterações, que são necessárias:
1. voto não obrigatório;
2. desincompatibilização para os vereadores, deputados e senadores, que fossem tentar a reeleição, 6 meses antes dos pleitos, sendo substituidos pelos suplentes;
3. até 2 reeleições, após o que deveriam deixar o parlamento, podendo tentar nova eleição na legislatura seguinte;
4. voto distrital, puro ou misto (onde seriam eleitos os que tivessem mais votos).
A continuar o atual estado de coisas, sugeriria uma campanha de NÃO REELEGER NINGUÉM, pois assim, teríamos só gente nova, talvez com pensamentos e atitudes novos."

Um comentário:

  1. Acho que Nelson Seixas pode começar sua campanha pela não-reeleição de ninguém.

    ResponderExcluir

Obrigado por contribuir com sua opinião. Nossos apontamentos só tem razão de existir se outros puderem participar.

FEDERAÇÃO

  Diferente, até para os mais experientes militantes da política, o modelo da Federação Partidária, aprovado pelo Congresso em 2021, autoriz...