sábado, 25 de abril de 2009

Indignação só vale com ação.


Mais uma vez o cenário nacional nos deixa "alegres".
Primeiro o escândalo envolvendo o uso de passagens compradas aos parentes e familiares dos Deputados com dinheiro público. É de fazer tremer, não é? Na sequência, as palavras de baixo calão disparadas por um homem público como o ex-ministro Ciro Gomes, também demonstram que há mais coisas a serem alvo de nossa atenção.
Outra questão triste, diz respeito ao Supremo Tribunal e seus "semi-deuses". Um bate-boca desproporcional no que seria um ambiente "sagrado" da nossa Justiça.
Na verdade, verdadeira mesmo, nada de novo. Quem é que não tem visto na mídia escândalos atrás de escândalos no Congresso, Senado, Ministérios (lembra do uso dos cartões?) e as contradições do Supremo no Caso Satiagraha, dentre tantas outras.
Eu só queria ver a mesma inflamação popular, sobretudo de meus amigos, quando o assunto é nossa Câmara Municipal. Os desmandos e absurdos cometidos tão pertinho de nossas casas e que passam muitas vezes em silêncio.
Se não dá tempo nem dinheiro para irmos à Brasília gritar na orelha de um escomungado desses, dá tempo e não se gasta para irmos até nossas Câmaras Municipais a exemplo de uma pequena cidade no Pernambuco onde as galerias chegam a ficar lotadas.
Temos o hábito de desacreditar o político, mas deixamos que corram à solta, inclusive aqueles que foram premiados com nosso voto. E esta falta de acompanhamento, fiscalização e cobrança são o principal fator de "geração de corruptos".
Somos bons em reclamar, julgar e bradar, mas na hora do agir, somos os mesmos acomodados de sempre.
Essa minha observação não diminui o grau de erro que verificamos nestes eventos, mas estabelece um pouco de responsabilidade sobre os mesmos. É fácil fazer como eu faço aqui: reclamar, ainda que por escrito e em público, sem envolver-me de perto e dentro do próprio cenário no que seria uma atitude mais concreta de democracia e civilidade.
Ou seja... eu e você, vamos continuar reclamando, falando, escrevendo, julgando, analisando e divulgando nossa opinião, mas também, vamos juntos cobrar e de perto, aqueles que nós mesmos nomeamos para estarem lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por contribuir com sua opinião. Nossos apontamentos só tem razão de existir se outros puderem participar.

Ser uma nova versão.

Muitas vezes eu me ponho a aconselhar pessoas.   Desde os filhos, companheira, amigos e até quem não pede conselho algum. Feio isso, né? A...