terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Aumento de Vereadores


Ratifico minha opinião de que o Ver. Pedro Roberto tem sabido representar dignamente seus eleitores na Câmara Municipal. O texto abaixo, colei de seu informativo que declara voto na questão do aumento de vereadores. O texto foi escrito por sua assessoria de imprensa.

Pedro Roberto é contra o aumento de vagas para vereadores em Rio Preto

A promulgação da proposta de emenda à Constituição (PEC) prevê o aumento de 51.748 para 59.791 cargos de vereadores em todo o País, ou seja: 7.373 novas vagas. Um artigo do projeto diz ainda que, se aprovado o texto antes do fim do ano, os suplentes eleitos no pleito municipal de outubro, assumiriam as vagas em 1 de janeiro. Para serem aprovadas, a PEC precisa passar por dois turnos de votação, com cinco sessões de discussão cada.
Entretanto, a PEC dos Vereadores foi aprovada na madrugada do dia 18 de Dezembro pelo Senado Federal, porém o projeto deve voltar para análise dos deputados, pois segundo a mesa Diretora da Câmara o Senado mudou substancialmente o conteúdo do projeto.
Neste ano foram eleitos 17 vereadores na Câmara Municipal de São José do Rio Preto com a PEC aprovada, Rio Preto passará ter vinte e três vereadores a partir de Janeiro de 2009.
O Vereador Pedro Roberto reeleito pelo PSOL seguindo sua convicção e a posição do partido representado na Câmara, também é contra o projeto para aplicação em 2009, já que além de não existir clareza no aspecto jurídico não é matéria consolidada no âmbito federal. Outro argumento apresentado pelo vereador do PSOL é de que os candidatos que disputaram as eleições em 2008 tinham conhecimento das regras em especial quanto às vagas na câmara.

2 comentários:

  1. Concordo com o Pedro Roberto de que a ampliação donúmero de vereadores não pode ser aplicada neste ano. Não sepode mudar as regras do jogo no meio da partida. Mas sou plenamente favorável à ampliação do número de parlamentares em todas as esferas (federal,e stadual e municipal). Estudo recente mostra que proporcionalmente o Brasil é um dos países com menor número de reppresentantes no Poder Legislativo. A Suécia, por exemplo, que não é maior do que a Grande São Paulo em extensão territorial, tem mais deputados do que o Brasil. Setubal, cidade portuguesa de pouco mais de 100 mil habitantes, possui 45 vereadores. O que não pode, na minha opinião, é fazer da política uma profissão. Esses subsídios (que viram salários) exagerados precisam acabar. Uma simples de ajuda de custo, tipo 1, 2 ou 3 salários-mínimos estava bom demais. Quanto mais gente ajudando a fiscalizar o poder, menos corrupção teremos. Com número reduzido de legisladores fica fácil, fácil quem está no Poder Executivo manobrar e corromper quem os ficaliza.
    ABraços
    Nelson Gonçalves

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o artigo publicado no site. Isso é mais uma prova de que as pessoas que estão "no poder" não se preocupam com os interesses daqueles que os elegeram e sim com os seus próprios. Quando se tratam de matérias relacionadas à melhoria de condições da população e que eles não vão "lucrar" nada com isso, apresentam emendas, pedem vistas, retiram da pauta de votações enfim, usam de inúmeros artifícios, porém quando a matéria diz respeito ao "bem estar" deles, se sobrepõem até mesmo à Brasília. Não possuem escrúpulo algum.

    ResponderExcluir

Obrigado por contribuir com sua opinião. Nossos apontamentos só tem razão de existir se outros puderem participar.

Ser uma nova versão.

Muitas vezes eu me ponho a aconselhar pessoas.   Desde os filhos, companheira, amigos e até quem não pede conselho algum. Feio isso, né? A...